A viagem da tua vida começa aqui!

Olá. Bem vind@ ao nosso primeiro artigo no nosso blog!


Este será um artigo em primeira pessoa, porque acredito que uma marca é feita de pessoas, e como tal surge de uma história pessoal, e é disso que te venho falar aqui.

Chamo-me Catarina Severiano, tenho 23 anos e formei-me em Artes do espetáculo. Nasci numa aldeia no interior de Sintra. Venho de uma família simples e muito tradicional. Desde cedo que me revelei como a irreverente da família, pois sempre segui as minhas intenções, desejos e lutei por aquilo em que acreditava, fugindo às regras tradicionais quando tinha de ser.

Comecei a trabalhar muito nova, para manter a minha independência financeira e alcançar os meus objetivos sem ter que depender inteiramente da minha família. Via-me cansada da rotina e farta de esperar que alguém à minha volta me acompanhasse, e foi também, depois de viver uma relação tóxica, que percebi que não podia esperar mais por ninguém, que eu era a única responsável por chegar mais longe. O “clique” surgiu num momento negativo, mas eu tornei esse momento uma alavanca, sem saber. Lancei a mim própria o desafio e objetivo: Juntar dinheiro para a minha primeira viagem de mochilão a solo.

No dia em que pus isso na cabeça, lembro-me de chegar a casa e dizer à minha mãe:

“Daqui a um ano estou no Rio de Janeiro.”

A minha mãe riu-se ironicamente, frisou várias vezes que isso seria uma loucura (tendo eu nessa altura 19 anos), durante meses tentou convencer-me a desistir da ideia até que se foi conformando.

E a verdade é que um ano depois, eu estava a viver a minha primeira grande experiência sozinha no mundo. Ninguém acreditava no meu objetivo e poucos percebiam a razão pela qual escolhi o Brasil como primeiro país a visitar sozinha, já eu, sentia que era exatamente por ali.

Antes de dar o passo em frente eu fui uma das mulheres que hoje me envia mensagem dizendo “Eu quero muito ir aí, mas não vou sozinha. Tenho medo!” – isto leva-me a querer que a linha entre o ir ou não ir é muito ténue. O nível da nossa vontade em concretizar, a nossa persistência e consistência, pode perfeitamente virar a nossa vida ao contrário. Neste caso, não tenho dúvidas que mudou a minha!

A verdade é que eu não podia estar mais certa! Dei por mim a viver em casa de locais numa favela, pessoas incríveis cruzaram-se no meu caminho e permanecem até hoje, conquistas profissionais aconteceram, e levo de lá as melhores lembranças. Hoje sei. Foi o primeiro passo para a transformação!

E voltando para casa, para uma vida normal cheia de rotinas e trabalhos que não me enchiam as medidas, eu tive a certeza que o meu lugar era no mundo. Pouco tempo depois, voltei a apertar o coração da minha mãe quando lhe disse que iria voar novamente meses mais tarde, para uma viagem mais longe no Sudeste Asiático. E não fosse eu uma mulher dada aos desafios, achei que era possível juntar dinheiro durante 6 meses para uma viagem de 3 meses no Sudeste Asiático. E foi possível, mas passei provavelmente das fases mais duras e intensas da minha vida.

Durante meses, consegui organizar-me para ter um full-time, um part-time ao fim de semana e ainda criei uma loja on-line e participava em markets para reaver o máximo de dinheiro possível, sem esquecer os extras que iam aparecendo na área artística. Sabia que pagar as contas fixas, investir numa marca, e juntar para uma viagem era algo muito difícil em apenas 6 meses, mas não era nem é impossível! Dormia muito pouco, deixou de haver jantares de sushi com as amigas, passei a fugir dos centros comerciais e desdobrava-me para conseguir estar em todo o lado e fazer o tempo render. Mas o desgaste psicológico pesava, via-me frágil e perdida e insatisfeita com a minha vida como nunca! Mas depois de muitos contratempos, e um ano depois da primeira grande viagem, eu estava pronta para voar para mais um continente. Sublinho que não aconselho este nível de exigência! Não importa o tempo que demoramos para chegar lá, o mais importante é sem dúvida o bem-estar pessoal e a saúde mental.

Objetivos bem detalhados e um novo diário de viagem a começar pelo instagram. Não havia romantismos, era o que era.  Cheguei ao ponto de relatar tudo ao pormenor do meu acidente de Mota, em Laos, e para ser sincera foi dos dias mais divertidos no meu instagram porque consegui que todas as pessoas se rissem comigo, mesmo quando alguns não percebiam como é que eu tinha vontade de rir quando tinha partido dois dentes da frente. (hahah)

Mas havemos de fazer um post a contar-vos todas as peripécias que já passei e assim podemos rir-nos todos juntos!

Neste período, surgiram vários pedidos por parte das seguidoras para um dia viajarem comigo. Ao longo do tempo fui amadurecendo a ideia, depois de ter a certeza que não queria lançar só mais um projeto de viagens, pensei - O que eu mais procuro com estas viagens e o que eu mais ganho com elas? Crescimento humano! É isso que procuro nas viagens para além da liberdade e do conhecimento cultural.

Depois desta viagem, de muita luz, acabei por me alinhar e tirei a Certificação Internacional de Coaching.

Descobri o meu propósito na vida no dia em que deixei de esperar por uma companhia perfeita e descobri que essa companhia, sou eu mesma

VIAGEM E COACHING! É aqui que nasce o Ganha Asas by: Catarina Severiano.

O GANHA ASAS é a minha cara, o meu coração, a minha alma! 

Quero lançar ao mundo viajantes e pessoas mais, conhecedoras, autónomas, fortes e fazê-las perceber que nada é impossível!

No fundo, conto-te a minha história para que TU te possas rever em alguma coisa, na luta, nas dificuldades, na persistência, na irreverência, nas origens, qualquer coisa. Porque não há de facto diferenças entre nós. Tu és claramente capaz!

Define bem as tuas prioridades, trabalha muito se for preciso, e quando deres por ti… O mundo é teu!


Sobre Catarina Severiano

Desde cedo que se reinventa para chegar ao outro lado do mundo e garantir a sua independência e incessante liberdade, e foi numa das suas viagens a solo que passou a ser seguida por milhares de mulheres na sua rede social por ser um exemplo de coragem e resiliência, e desde então sentiu a verdadeira necessidade de ajudar outras pessoas a alcançar os seus maiores sonhos e objetivos.

Copyright © 2021 Ganha Asas

Criado por Pedro Gaudêncio